Medicamentos e suplementos podem interagir uns com os outros?





Por Mayo Clinic A and Q

16 de outubro de 2021


A palavra usada por muitos para descrever tomar múltiplas prescrições e medicamentos sem prescrição, e suplementos alimentares e fitoterápicos, é "polifarmácia". Embora tenha muitas definições, a definição mais ampla de polifarmácia é o uso simultâneo de múltiplos medicamentos ou suplementos para tratar uma ou mais condições médicas em um paciente. (Dreamstime/TNS)

Da Mayo Clinic News Network

CLÍNICA MAYO: À medida que envelheci, os médicos me colocaram em mais medicamentos, como pressão arterial e colesterol. Além disso, à medida que envelheço, escolhi tomar alguns suplementos que deveriam melhorar minha memória, reduzir o colesterol e prevenir o câncer. Devo me preocupar com esses suplementos interagindo uns com os outros ou meus medicamentos?

RESPOSTA: Com a idade vêm mais condições crônicas de saúde. Além disso, algumas pessoas podem desenvolver deficiências em certas vitaminas à medida que envelhecem. Felizmente, uma série de medicamentos prescritos e sem prescrição, bem como suplementos alimentares e vitaminas, estão disponíveis para aliviar os sintomas, retardar o avanço de muitas condições crônicas de saúde relacionadas à idade e ajudar as pessoas a manter uma boa saúde.

Ao longo dos anos, porém, as prateleiras das lojas ficaram lotadas com centenas de suplementos de ervas e outros melhoradores nutricionais que fazem várias reivindicações sobre o apoio à saúde física e mental e à função.

A palavra usada por muitos para descrever tomar múltiplas prescrições e medicamentos sem prescrição, e suplementos alimentares e fitoterápicos, é "polifarmácia". Embora tenha muitas definições, a definição mais ampla de polifarmácia é o uso simultâneo de múltiplos medicamentos ou suplementos para tratar uma ou mais condições médicas em um paciente.

O desafio é que com a idade vêm mais condições médicas. E com essas condições vêm mais prestadores de cuidados de saúde para tratá-los. A menos que os pacientes garantam que cada provedor tenha uma lista atualizada de medicamentos e suplementos, os provedores podem não saber com precisão o que os pacientes tomam ou se comunicam sobre os riscos relacionados a esses medicamentos e suplementos. À medida que as pessoas tomam mais e mais medicamentos e suplementos, as chances de interações aumentam.

Por exemplo, considere um paciente que foi prescrito uma estatina para diminuir o colesterol. No entanto, depois de ver um anúncio que promove o arroz de levedura vermelha como sendo bom para o gerenciamento do colesterol, ela começou a tomá-lo. O arroz de levedura vermelha contém naturalmente lovastatina, uma estatina natural. Sem perceber, a paciente começou a duplicar a terapia com a terdostatina que seu profissional de saúde havia prescrito. Ela começou a sentir cãibras nas pernas, dor muscular e testes elevados de função hepática a partir desta interação medicamentosa.

Embora seja importante conversar com seu provedor e farmacêutico sobre o que você toma para evitar muita medicação, também é importante evitar um déficit.

Considere pacientes vegetarianos ou veganos que são recentemente diagnosticados com diabetes tipo 2. Muitas vezes essas pessoas tomam um suplemento B-12 porque não comem carne. No entanto, a terapia padrão para um diabético tipo 2 é um medicamento conhecido como metformina, que pode esgotar o B-12 em alguns pacientes. Então, agora que começaram a metformina, essas pessoas requerem mais suplementação B-12 do que antes. Para complicar as coisas, se eles já estavam tomando ou iniciando um anti-refluxo, medicamentos anti-úlceras como o omeprazol, que reduz a produção de ácido estomacal, a deficiência de B-12 pode piorar ainda mais, já que o B-12 depende do ácido estomacal para absorção.

Há outros exemplos de interações de suplementos ou prescrições. Por exemplo, tomar cálcio com um suplemento de vitamina D para osteoporose, e um multivitamínico contendo vitamina D, pode aumentar o cálcio na urina o suficiente para aumentar o risco de formar pedras nos rins. Tomar um analgésico narcótico para dor aguda ou crônica quando já toma um medicamento anti-ansiedade como alprazolam pode resultar em uma perda de consciência. Pior ainda seria se as pessoas bebessem uma bebida alcoólica com alprazolam e um narcótico em seu sistema.

Suplementos de ervas podem representar um risco em pacientes da polifarmácia, pois também podem afetar o metabolismo de um medicamento ou outros suplementos. O resveratrol, que é encontrado em peles de uva, é frequentemente tomado como um suplemento antioxidante. Algumas evidências sugerem que pode retardar o metabolismo de certos medicamentos comuns e causar efeitos colaterais. Gingko biloba, que é usado para a memória, pode ter um efeito anti-plaqueta, aumentando o risco de hemorragia severa naqueles pacientes que já tomam anticoagulantes como varfarina ou apixaban.

Ao tomar vários medicamentos prescritos ou medicamentos sem prescrição, e suplementos, revise-os pelo menos anualmente. Procurar uma farmácia especializada ou um farmacêutico de polifarmácia é ideal, pois o farmacêutico pode identificar possíveis interações medicamentosas ou reações adversas a medicamentos causadas pelos diversos componentes e pode fazer parceria com seus prestadores de cuidados de saúde para evitar problemas futuros. Além disso, fale com o farmacêutico sempre que for prescrito um novo medicamento para que você possa rever as prescrições e suplementos atuais para identificar quaisquer preocupações potenciais.

— Michael Schuh, Pharm.D., Departamento de Farmácia, Mayo Clinic, Jacksonville, Flórida


771 visualizações1 comentário