top of page

Pfizer identificou mecanismo "mais provável" para inflamação cardíaca após vac C19





A Pfizer examinou possíveis maneiras pelas quais sua vacina C19 causa inflamação cardíaca, mostra um documento recém-divulgado.

A empresa em um white paper de 2022 reconheceu que sua vac, BNT162b2, pode estar causando miocardite, ou inflamação do coração, e uma condição relacionada chamada pericardite.

Os cientistas da Pfizer alegaram que a inflamação provavelmente não era o resultado de cardiotoxicidade direta, mas não descartaram vários outros mecanismos possíveis, incluindo que ela se originou da atividade imunológica.

O sistema imunológico pode ser desencadeado por nanopartículas lipídicas, que no RNA mensageiro (mRNA) disparado entregar a proteína spike, diz o documento.

"Embora a vacina de mRNA BNT162b2 seja otimizada para reduzir sua detecção pelo sistema imunológico inato através da adição de modificações de nucleosídeos e minimizando a impureza do RNA de fita dupla, é possível, especialmente em certos indivíduos com predisposição genética e condições subjacentes, que as respostas imunes ao mRNA possam não ser suficientemente recusadas e impulsionem a ativação de uma resposta imune inata e adaptativa, " eles escreveram no white paper de 48 páginas.

"Isso pode levar à ativação excessiva de cascatas pró-inflamatórias que contribuem para o desenvolvimento da miocardite", acrescentaram.

A miocardite é uma condição séria que pode ser mortal para algumas pessoas. Muitas ocorrências após a vacinação contra a COVID-19 foram em jovens saudáveis. Os machos jovens estão particularmente em risco. A incidência é tão alta quanto 78,7 por milhão de segundas doses em homens de 16 ou 17 anos, de acordo com relatórios do Sistema de Notificação de Eventos Adversos da Vacina, com várias dezenas de casos sendo relatados após a segunda dose entre homens de 12 a 15 anos e entre 18 e 24 anos.

A miocardite também é um problema após a vacinação de reforço, mostram dados dos Estados Unidos e de outros países.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) estão entre as entidades que disseram que as evidências mostram que as vacinas contra a COVID-19 da Pfizer e da Moderna causam miocardite.


'Não foi feito'

No artigo de fevereiro de 2022, obtido e publicado pelo Projeto Veritas, os funcionários da Pfizer dizem que a empresa não definiu a miocardite como uma reação adversa à sua vacina, o que significa que não concordou que sua vacina cause miocardite. Ele alegou que os benefícios da vacina superam os riscos, mas um número crescente de especialistas discorda, especialmente para os jovens.

A Pfizer não respondeu a pedidos de comentários, incluindo se mudou sua posição sobre miocardite no intervalo de tempo.

Os cientistas da Pfizer usaram uma linguagem semelhante à usada publicamente pela empresa, reconhecendo que houve "aumento de casos de miocardite e pericardite" após a vacinação contra a COVID-19 de mRNA. Eles alegaram que a maioria das pessoas se recuperou, mas estudos mostram que a miocardite tem efeitos a longo prazo para alguns pacientes. A miocardite matou algumas pessoas.

Os cientistas também observaram que o verdadeiro número de casos de miocardite após a vacinação "provavelmente está subestimado", porque pode ser difícil avaliar casos mais leves.


Possíveis Mecanismos

Os cientistas ainda estão tentando descobrir como as injeções de mRNA causam inflamação cardíaca.

No artigo, os cientistas da Pfizer disseram que o mecanismo "mais provável" era imunomediado. As nanopartículas lipídicas, disseram eles, podem ativar respostas imunes. As nanopartículas também podem levar ao desenvolvimento de autoanticorpos, ou anticorpos que atacam o sistema imunológico de uma pessoa, disseram eles, apontando para o caso de um homem de 52 anos que desenvolveu miocardite que pode ter envolvido a geração de autoanticorpos.

O cardiologista Dr. Peter McCullough revisou o artigo. Ele disse Times que as nanopartículas lipídicas na injeção de mRNA são "amplamente distribuídas no corpo na circulação por um mês ou mais", o que "permite que o fluxo sanguíneo miocárdico banhe repetidamente o coração com produtos de vacina ativando a resposta imune sistêmica e tecidual".

Os pesquisadores detectaram mRNA no sangue semanas após a vacinação.

Um terceiro mecanismo possível é o mimetismo molecular, ou a introdução de estruturas de antígenos que aparecem, mas não são, semelhantes às estruturas humanas normais, dificultando a classificação adequada do sistema imunológico.

Os cientistas da Pfizer realizaram um estudo para analisar se certas proteínas que contêm peptídeos, ou uma série de aminoácidos, poderiam levar a respostas imunes desencadeadas pela vacina para "reagir cruzadamente com proteínas humanas". Eles identificaram vários com 100% de semelhança com as proteínas humanas, mas nenhum deles é "expresso predominantemente no coração". Outras seis proteínas foram identificadas com algoritmos, e uma, a nebuleta, "tem um perfil de expressão específico do coração e pode estar envolvida na montagem da miofibrila cardíaca". Testes são necessários para determinar se a nebuleta leva à reatividade cruzada, disseram os cientistas.

Eles consideraram o mimetismo molecular um "mecanismo improvável".


Visão de Malone

O Dr. Robert Malone, que ajudou a desenvolver a tecnologia de mRNA, disse que as nanopartículas lipídicas ativam o sistema imunológico humano e que o RNA na vacina leva a respostas inflamatórias nas células e tecidos.

"Essa forte resposta pró-inflamatória do mRNA / lipoplexos é a razão pela qual eu (e outros, incluindo a [empresa de biotecnologia] Genzyme) abandonamos mais pesquisas sobre essa tecnologia no final da década de 1990 e nos voltamos para outros métodos de entrega, como injeção direta ('nua') e uso de campos elétricos pulsados", disse Malone .

"É razoável levantar a hipótese de que tais processos pró-inflamatórios podem danificar o coração e outros tecidos. Um fator-chave de risco para a doença COVID, e potencialmente para a síndrome pós-vacinação, é um estado pró-inflamatório, como é visto com diabetes e pré-diabetes. Isso também é consistente com essa hipótese", acrescentou.

A cardiotoxicidade da proteína spike, que demonstrou permanecer no corpo por semanas ou mesmo meses após a injeção com a vacina, é um possível mecanismo para a miocardite.

"O que podemos concluir é que a espícula é uma proteína é uma toxina. Atua através de múltiplos mecanismos. Um desses mecanismos parece estar provocando uma variedade de fenômenos autoimunes", disse Malone. "Sabe-se que a miocardite viral muitas vezes age através deste mecanismo autoimune. E é razoável inferir que o mecanismo semelhante pode estar ocorrendo no caso dessas vacinas que estão provocando resposta imune contra as proteínas do vírus."

665 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page